NOTÍCIAS 2023-2024

Resumo

O presente livro decorre de um trabalho de doutoramento em que se realizou um follow up sobre um Projeto de Investigação-formação ocorrido no seio do Movimento da Escola Moderna (MEM). O principal objetivo desse trabalho centrou-se na compreensão de como é que a escrita profissional se integrou no referido Projeto e constituiu uma experiência significativa para o desenvolvimento profissional de seis professores do 1º CEB, no âmbito de uma comunidade de prática, já estabelecida, o MEM. Para tal, para além da análise interpretativa ao processo organizativo e à dimensão investigativa do Projeto, foram também analisados os diários profissionais e os ensaios produzidos pelos participantes, e publicados na revista Escola Moderna.

Prefácio da autoria de Rui Trindade

“Estamos perante uma obra que nos propõe um projeto ousado, o de refletir sobre a possibilidade de os professores se afirmarem como profissionais da educação, a partir do modo como se envolvem em comunidades que utilizam a escrita como instrumento de reflexão colegial sobre as vicissitudes, os desafios e as respostas que vão valorizando e construindo.”

Sobre o autor

Luís Mestre é professor do 1º CEB, integra o Movimento da Escola Moderna, onde participa ativamente na investigação e no trabalho de desenvolvimento pedagógico em cooperação. É mestre e doutor em Educação na especialidade de Formação de Professores e Supervisão, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

44.º CONGRESSO MEM

20, 21 e 22 de julho 2023

Anunciamos o nosso Congresso, em Évora!

Serão três dias de formação em que continuamos a aprofundar conceitos como cooperação educativa e interação dialógica.

INSCRIÇÕESPoderá realizar a inscrição, presencialmente, nos dias do Congresso.

PROGRAMA Aqui

RESUMO DAS COMUNICAÇÕES (só para sócios)

Informações/Preçário Aqui

Contamos convosco em Évora!

NOTÍCIAS 2021-2022

43.º CONGRESSO MEM

21-23 julho 2022

INSCRIÇÕES (Neste momento, poderá inscrever-se no Congresso)

PROGRAMA Aqui

RESUMO DAS COMUNICAÇÕESAqui

—————————————————–

UM NOVO ACORDO PARA A EDUCAÇÃO

Repensar juntos o nosso futuro

Artigo de ANTÓNIO NÓVOA disponível AQUI

Artigo disponível no JL – Inquietações Pedagógicas, de 1 a 14 de dezembro de 2021

Artigo de JOAQUIM LIBERAL disponível AQUI

Mudar a escola é democratizar a avaliação

______________________________________________

Enquanto sócio coletivo da  SPCE e a pedido da sua Secção de Educação, o MEM divulga o webinar SPCE-SEC em que o conselheiro da SPCE, António Nóvoa, apresentará o Relatório da Unesco «Reimaginar os nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação».

| António Nóvoa | 05.01.2022 | 15h,

Celebramos a vida da Rosalina agora que partiu a 19 de julho, à beira do 42.º Congresso do MEM.
Lembramos com emoção todo o empenhamento que pôs na génese e construção
do nosso Movimento da Escola Moderna.
Com ela contámos até ao limite da sua vontade e continuamos a dispor da sua inspiração.