2 Oficina A integração das TIC na aprendizagem do currículo

O Decreto-Lei n.º 139/2012 de 5 de julho, que estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão dos currículos dos ensinos básico e secundário, reforça na alínea o) do Artigo 3.º a utilização das tecnologias de informação e comunicação nas diversas componentes curriculares.
A presente ação de formação pretende ajudar os educadores e os professores do ensino básico e secundário a implementarem experiências de aprendizagem concretas que possam ser utilizadas para o desenvolvimento e construção de aprendizagens relevantes para os alunos na sala de aula implementando formas de atuação pedagógica de caráter inovador recorrendo às mais recentes plataformas e aplicações colaborativas disponíveis online, baseadas no conceito de ‘computação em nuvem’.

Conteúdos da ação
1. As TIC no currículo nas várias áreas curriculares do ensino básico e nas orientações curriculares do pré-escolar.
2. À descoberta das novas ferramentas colaborativas online
3. A integração do uso das novas ferramentas colaborativas online na sala de aula

Neste processo de formação privilegia-se o método interativo na medida em que o mesmo permite um envolvimento por parte de todos os intervenientes e uma aprendizagem mais significativa, valorizando o capital de aprendizagens que cada participante possui.
Cada sessão terá como ponto de partida a experiência profissional e os conhecimentos de cada formando que servirão de problematização para o desenvolvimento de análise reflexiva e à produção que tenderá a promover as mudanças profissionais e a inovação.

A avaliação das mudanças alcançadas nas práticas profissionais será visível nos projetos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos docentes em formação que serão partilhados numa disciplina do Moodle.