2 Oficina de Diferenciação

Trabalho autónomo e ensino individualizado em sala de aula

O Movimento da Escola Moderna (MEM) como forma de extensão social do seu trabalho pedagógico e para satisfazer as solicitações por parte de algumas escolas propõe-se oferecer, a título gracioso, algumas ações de formação destinadas à promoção de uma escola para todos.

Disponibiliza algumas das estratégias da cultura pedagógica do MEM, por contratualização com os agrupamentos de escolas que se comprometam a dar prioridade ao desenvolvimento do sucesso escolar dos alunos e que queiram adotar uma orientação inclusiva nos seus projetos curriculares.

Esta oficina constitui uma dessas estratégias que implica a organização de um tempo diário de trabalho de treino e de estudo, guiados por um plano semanal individualizado de trabalho, complementado pelo apoio individual do(a) docente aos alunos em dificuldade, de forma sistemática e por rotação, a fim de garantir e sustentar o êxito das aprendizagens dentro da sala de aula.

São conteúdos da ação:

1. Estudo de um modelo de organização dos dispositivos de apoio ao trabalho autónomo contratualizado com os alunos.
  2. Conceção de um plano individual de trabalho semanal para treino de capacidades e estudo dos conteúdos que garantam a construção das competências curriculares essenciais e das respetivas metas de aprendizagem.
  3. Conceção de mapas de registo para monitoragem do trabalho de aprendizagem.
  4. Construção de ficheiros para uso individualizado.

Pretende-se com esta oficina garantir que o trabalho de treino e de uso de técnicas e procedimentos intelectuais específicos das disciplinas, a aprendizagem de estratégias e hábitos de estudo, bem como o apoio sistemático aos alunos que manifestem dificuldades na aprendizagem curricular se realizem dentro do tempo de trabalho curricular em sala de aula.

Espera-se assim contribuir para o sucesso dos alunos e para assegurar a equidade do sistema escolar.