Espólios

Espólio de Álvaro Viana de Lemos

O Movimento da Escola Moderna guarda e preserva, com o apoio científico do Doutor António Nóvoa, desde os anos 80, o espólio deste pedagogo, por cedência de sua filha Carolina Viana de Lemos.

Viana de Lemos foi professor na Escola do Magistério Primário de Coimbra, na década de 20 trocou correspondência com Célestin  Freinet e introduziu, no país, algumas das chamadas Técnicas Freinet.

Aquele pedagogo da Escola Nova foi um dos grandes animadores pedagógicos da Primeira República sabendo criar à sua volta um vasto circuito de comunicações que tornou possível a divulgação das práticas mais inovadoras da sua época.

A partir dos anos 90, o MEM com a colaboração de Manuel Henrique Figueira que procedeu ao tratamento arquivístico do referido espólio, passou a poder dispor de mais um acervo de inestimável valor devidamente organizado e catalogado de modo a ser utilizado para trabalhos académicos. São exemplo disso as publicações que se seguem:

– Candeias, A.; Nóvoa, A.; Figueira, M.H. (1995). Sobre a Educação Nova: Cartas de Adolfo Lima a Álvaro Viana de Lemos (1923-1941), Lisboa: Educa – História.

– Figueira, M. H., (2004). Um Roteiro da Educação Nova em Portugal – Escolas Novas e Práticas Pedagógicas Inovadoras (1882-1935), Lisboa: Livros Horizonte.