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			Livros editados Teses de Doutoramento 
Brazão, P. (2008) . Weblogs, aprendizagem e cultura da escola: um estudo etnográfico numa sala do 1.º CEB Folque, M. (2008) . An investigation of the Movimento da Escola Moderna (MEM) pedagogy and its contribution to learning to learn in Portuguese Pre-schools Serralha, F. (2008) . A Socialização Democrática na Escola: o desenvolvimento sociomoral de alunos do 1.º CEB .Cosme, A. (2006) . Ser professor numa escola num tempo de incertezas: contributo para uma reflexão sobre a prática profissional de docentes dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico Trindade, R. (2003) . Escola e Influência Educativa: O Estatuto dos Discursos Didácticos Inovadores no 1.º CEB em Portugal – Movimento da Escola Moderna Ribeiro, E. (2001) . Identidade na criança e práxis na Educação Pré-escolar González, P. (1999) . El Movimento de la Escuela Moderna: Su caracterización en la perspectiva de quienes lo construyen; La evolución de los conceptos pedagógicos  y formación Vasconcelos, T. (1995) . Houses and fields and vineyards shall yet again be bought in this land: the story of Ana, a public kindergarden teacher in Portugal Grave-Resendes, L. (1989) . Niza’s pedagogical model: a real life experience based approach to literacy .Serpa, M. (1983) . An inquiry into beginning portuguese reading performance  
Dissertações de Mestrado 
Alves, O. (2010) . Desenvolvimento da atitude científica no 1.º CEB através do Ensino Experimental das Ciências Mestre, L. (2010) . A acção-investigação e a Mudança no Movimento da Escola Moderna – Um estudo de caso .Xavier, S. (2010) . O Movimento da Escola Moderna e o ensino da literatura – uma experiência em contexto de sala de aula Rosa, C. (2009) . A estrutura narrativa na escrita dos alunos surdos .Valadão, F. (2009) . A participação política e a construção da profissão docente: o caso do Núcleo Regional dos Açores do Movimento da Escola Moderna Cardoso, G. (2005) . Nos bastidores das práticas: planificar, observar, documentar e avaliar em Educação de Infância.  Braga: Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho.Marques, A. (2005) . Contextos de Educação Pré-Escolar promotores de aprendizagens significantes no domínio da linguagem escrita: a evolução dos conhecimentos das crianças em dois grupos socialmente contrastados Belchior, M. (2004) . Desenvolvimento profissional e aprendizagem dos professores do 1.º CEB: contributos para uma reflexão sobre a aprendizagem como prática social .Rodrigues, A. (2004) . Práticas Promotoras do Estudo na Disciplina de História no 3.º CEB .Santana, I. (2003) . A Função Epistémica da Escrita: Da Revisão de Textos à Reflexão sobre a Escrita por Alunos do Terceiro Ano de Escolaridade Vieira, F. (2003) . O Diário de Turma como Instrumento Curricular para a construção social da moralidade: Os juízos sociais de crianças e adultos sobre incidentes negativos da vida em grupo . Figueira, M. (2001) . Um Roteiro da Educação Nova em Portugal . Aleixo, M. (2001) . A vez e a voz da escrita Pessoa, A. (1999) . Movimento da Escola Moderna Portuguesa (1966-1996) Serralha, F. (1999) . Evolução das decisões morais em contexto educativo – Modelo democrático de socialização Niza, I. (1995) . A escrita na escola: correcções e juízos dos professores sobre textos dos alunos.  Pires, J. (1995) . Práticas de Planificação na Escola Moderna Portuguesa (um estudo exploratório) Lindia, M. (1993) . Niza’s model: a Classroom Diary .Bellem Ribeiro, J. (1984) . An in service teachter education model for the portuguese new schools of education Lourenço, L. (1984) . Portuguese  Modern School  Pedagogy as seen by those who practice it .