Estruturas de autoformação cooperada

Grupos de Cooperação Formativa (Grupos Cooperativos)

São espaços privilegiados de formação onde grupos de sócios:

• avaliam e planificam as suas práticas de intervenção escolar;
  • constroem e partilham instrumentos de trabalho didático pedagógico;
  • realizam a reflexão e o aprofundamento teórico das práticas à luz dos contributos das Ciências da Educação.

Sábados Mensais de Animação Pedagógica (Sábados Pedagógicos)

A organização dos Sábados Mensais de Animação Pedagógica fica a cargo da Comissão Coordenadora de cada Núcleo Regional. Podem organizar-se sob as formas de:

• Jornadas pedagógicas (temáticas);
  • Apresentação simultânea de três relatos de práticas (pré-escolar, 1.º ciclo e 2.º/3.º ciclos, secundário e superior), seguidos de debate;
  • Sessões plenárias, com apresentação e discussão de um trabalho académico ou um tema de atualidade na política educativa.

Em setembro, em alguns dos Núcleos Regionais, as Comissões Coordenadoras promovem a realização de Jornadas Pedagógicas que correspondem a pequenos congressos regionais de apoio ao início do ano escolar.

Congresso Nacional

O congresso nacional tem lugar na segunda quinzena do mês de julho, organizado rotativamente pelos diferentes Núcleos Regionais. Conta com a participação de algumas centenas de professores de todos os níveis de ensino – da Educação Pré-Escolar ao Ensino Superior – para apresentação de relatos de práticas profissionais e reflexão, ao longo de três dias, sobre os grandes temas do ensino e da formação. Nele são apresentadas e discutidas cerca de oitenta comunica­ções/relatos de Práticas. Em sessões plenárias são comunicados resultados de estudos realizados por sócios sobre a prática do Modelo Pedagógico do MEM.

É o grande momento de mostra e de avaliação do trabalho realizado, ao longo do ano letivo nas escolas, na formação de professores e na investigação.

Estes encontros, em complemento com o trabalho e a dinâmica desenvolvida nos grupos de cooperação formativa, podem considerar-se como a matriz fundadora do Movimento porque foi pelas atividades de formação que construiu o seu modelo isomórfico.

Decorrem da convicção, sentida por esta comunidade de conhecimento e aprendizagem, de que se aprende na ação cooperada e pela criação de produtos culturais (textuais, experimentais, artísticos).

Encontros de Formação

Encontros Nacionais [da Páscoa]

Realizam-se anualmente, na interrupção letiva da Páscoa. São organizados em cooperação pela Direção e pela Comissão Coordenadora do Núcleo Regional que se disponibiliza e compromete no Conselho de Coordenação Pedagógica realizado aquando do Congresso do ano letivo anterior.

São Encontros destinados a sócios que durante um dia e meio discutem assuntos relacionados com a vida associativa (formação, organização, …) e refletem sobre temas específicos de atualidade profissional.

Decorrem desses Encontros as orientações e sugestões de desenvolvimento do trabalho do MEM que serão divulgadas e assumidas no encerramento do Congresso anual como fatores de planeamento da atividade do ano escolar seguinte.

Encontros Nacionais [por graus de ensino]

Os Encontros Nacionais realizam-se ao longo do ano e são organizadas pelas Comissões Permanentes Especializadas por graus de ensino ou por temáticas, decorrentes de necessidades específicas de aprofundamento pedagógico da atividade do MEM.

Encontros Interregionais

Promovidos pelas Comissões Coordenadoras Regionais, são constituídos por relatos de práticas relevantes e painéis para debates de alguns temas de aperfeiçoamento ou de inovação curricular ou assumem a forma de troca de trabalho entre os Núcleos com maior afinidade ou proximidade geográfica.