2 Oficina de Iniciação Formal à Escrita

Pretende-se com esta oficina de formação disponibilizar, para os professores do 1.º CEB e para as escolas interessadas, uma modalidade de formação acreditada que permita uma reciclagem das metodologias de iniciação à escrita no primeiro ano do 1.º ciclo do ensino básico. Tem a duração de 26 horas presenciais, complementada com o tempo equivalente em trabalho autónomo.

Constituem-se como conteúdos desta ação:

• A emergência do discurso na escrita inicial
  • A produção da escrita pelas crianças
  • O processo de ensino-aprendizagem da linguagem escrita
  • O trabalho sobre o texto: descobertas guiadas
  • O aperfeiçoamento dos textos
  • O plano de trabalho do aluno no desenvolvimento da linguagem escrita
  • O desenvolvimento da linguagem escrita: trabalho em projetos e circuitos de comunicação
  • Para uma aprendizagem funcional e dialógica da linguagem

O processo de iniciação formal à escrita e à leitura no decurso do 1.º ano de primeiro ciclo decorre de uma estrutura de cooperação e interajuda que põe em destaque as modalidades de aprendizagem social, no âmbito de uma cultura sociocentrada do ato pedagógico.

Os progressos a desenvolver na leitura e na apropriação da gramática da língua decorrem assim da profusão do trabalho realizado e da atenção prestada à análise dos percursos e das produções como trabalho de metacognição auxiliar fundamental das aprendizagens na língua.

Trabalhar-se-ão fundamentalmente as estratégias enunciadas, produzindo um vaivém entre as sessões presenciais e as atividades realizadas com os alunos dos professores formandos, de modo a ativar os mecanismos de uma pedagogia isomórfica, que aproxime simetricamente os processos de trabalho da ação de formação dos que se realizam na sala de aula para tornar mais eficazes os efeitos da formação.

A avaliação processa-se a partir da análise de um portefólio individual, complementada pela informação recolhida através do processo de avaliação contínua e cooperada realizado ao longo das sessões presenciais da oficina de formação