2 Projeto de Aprofundamento no Modelo Pedagógico do MEM

Pretende-se desenvolver um trabalho de formação permanente com vista a aprofundar e desenvolver o modelo do MEM.

  • Produzem-se estudos e ensaios, constroem-se instrumentos de organização do trabalho e de apoio à educação através de avaliação e planificação das suas práticas de intervenção escolar (função técnico-pedagógica);
  • constroem-se e partilham-se instrumentos de trabalho pedagógico (função instrumental);
  • promove-se a reflexão e o aprofundamento teórico das práticas à luz dos contributos das Ciências da Educação (função científica).

São constituídos por grupos de 7 a 15 formandos, sócios do  MEM, com práticas sustentadas e com interesse em aprofundar essas práticas, ao longo de 25 horas presenciais e 50 de trabalho autónomo.

Tendo em vista a análise das práticas educativas e o aprofundamento teórico consideram-se os seguintes domínios:

  • as componentes estruturais do modelo (circuitos de comunicação; estruturas de cooperação;
  • participação democrática directa na gestão da ação educativa);
  • a aplicação do modelo pedagógico do MEM à gestão do currículo oficial;
  • as formas de organização e gestão cooperadas do currículo e da sala de aula;
  • o desenvolvimento da ação educativa (rotinas pedagógicas, planeamento, distribuição das actividades, avaliação cooperada);
  • o clima social da formação democrática e os princípios estratégicos da intervenção educativa;
  • a intervenção na comunidade e a intervenção com as famílias e as instituições locais;
  • o trabalho de equipa entre os profissionais na escola;
  • a construção cooperada dos projetos educativos nas escolas;
  • a função de regulação cooperada dos projetos no âmbito dos grupos cooperativos e do Conselho de Formação Cooperada nos Núcleos Regionais;
  • a comunicação e divulgação dos produtos decorrentes da ação de formação/investigação.