Livros editados
- González, P. (2003). O Movimento da Escola Moderna. Um percurso cooperativo na construção da profissão docente e no desenvolvimento da pedagogia escolar. Porto: Porto Editora.
Teses de Doutoramento
- Brazão, P. (2008). Weblogs, aprendizagem e cultura da escola: um estudo etnográfico numa sala do 1.º CEB. Funchal: Universidade da Madeira.
- Folque, M. (2008). An investigation of the Movimento da Escola Moderna (MEM) pedagogy and its contribution to learning to learn in Portuguese Pre-schools. London: Institute of Education, University of London.
- Serralha, F. (2008). A Socialização Democrática na Escola: o desenvolvimento sociomoral de alunos do 1.º CEB. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.
- Cosme, A. (2006). Ser professor numa escola num tempo de incertezas: contributo para uma reflexão sobre a prática profissional de docentes dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Porto: Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
- Trindade, R. (2003). Escola e Influência Educativa: O Estatuto dos Discursos Didácticos Inovadores no 1.º CEB em Portugal – Movimento da Escola Moderna. Porto: Universidade do Porto.
- Ribeiro, E. (2001). Identidade na criança e práxis na Educação Pré-escolar. Braga: Instituto de Psicologia e Educação – Universidade do Minho.
- González, P. (1999). El Movimento de la Escuela Moderna: Su caracterización en la perspectiva de quienes lo construyen; La evolución de los conceptos pedagógicos y formación. Salamanca: Universidad de Salamanca – Facultad de Educácion.
- Vasconcelos, T. (1995). Houses and fields and vineyards shall yet again be bought in this land: the story of Ana, a public kindergarden teacher in Portugal. Illinois: University of Illinois at Urbana-Champaign.
- Grave-Resendes, L. (1989). Niza’s pedagogical model: a real life experience based approach to literacy. Boston: Boston University – School of Education.
- Serpa, M. (1983). An inquiry into beginning portuguese reading performance. Boston: School of Education, Boston University.
Dissertações de Mestrado
- Alves, O. (2010). Desenvolvimento da atitude científica no 1.º CEB através do Ensino Experimental das Ciências. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes.
- Mestre, L. (2010). A acção-investigação e a Mudança no Movimento da Escola Moderna – Um estudo de caso. Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação.
- Xavier, S. (2010). O Movimento da Escola Moderna e o ensino da literatura – uma experiência em contexto de sala de aula. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes.
- Rosa, C. (2009). A estrutura narrativa na escrita dos alunos surdos. Lisboa: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.
- Valadão, F. (2009). A participação política e a construção da profissão docente: o caso do Núcleo Regional dos Açores do Movimento da Escola Moderna. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
- Cardoso, G. (2005). Nos bastidores das práticas: planificar, observar, documentar e avaliar em Educação de Infância. Braga: Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho.
- Marques, A. (2005). Contextos de Educação Pré-Escolar promotores de aprendizagens significantes no domínio da linguagem escrita: a evolução dos conhecimentos das crianças em dois grupos socialmente contrastados. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
- Belchior, M. (2004). Desenvolvimento profissional e aprendizagem dos professores do 1.º CEB: contributos para uma reflexão sobre a aprendizagem como prática social. Lisboa: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências – Universidade de Lisboa.
- Rodrigues, A. (2004). Práticas Promotoras do Estudo na Disciplina de História no 3.º CEB. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia de Educação.
- Santana, I. (2003). A Função Epistémica da Escrita: Da Revisão de Textos à Reflexão sobre a Escrita por Alunos do Terceiro Ano de Escolaridade. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
- Vieira, F. (2003). O Diário de Turma como Instrumento Curricular para a construção social da moralidade: Os juízos sociais de crianças e adultos sobre incidentes negativos da vida em grupo. Braga: Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho.
- Figueira, M. (2001). Um Roteiro da Educação Nova em Portugal. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação de Lisboa, Instituto de Educação.
- Aleixo, M. (2001). A vez e a voz da escrita. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
- Pessoa, A. (1999). Movimento da Escola Moderna Portuguesa (1966-1996). Lisboa: Universidade de Lisboa.
- Serralha, F. (1999). Evolução das decisões morais em contexto educativo – Modelo democrático de socialização. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.
- Niza, I. (1995). A escrita na escola: correcções e juízos dos professores sobre textos dos alunos. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
- Pires, J. (1995). Práticas de Planificação na Escola Moderna Portuguesa (um estudo exploratório). Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, Instituto de Educação.
- Lindia, M. (1993). Niza’s model: a Classroom Diary. Providence: Brown University.
- Bellem Ribeiro, J. (1984). An in service teachter education model for the portuguese new schools of education. Boston: School of Education – Boston University.
- Lourenço, L. (1984). Portuguese Modern School Pedagogy as seen by those who practice it. Boston: School of Education – Boston University.