2 Oficina de Desenvolvimento da Escrita

Pretende-se com esta Oficina de Formação disponibilizar, para os professores e para as escolas interessadas, uma modalidade de formação acreditada que permita uma reciclagem das metodologias de trabalho sobre o desenvolvimento da linguagem escrita no 1.º ciclo do ensino básico. Tem a duração de 26 horas presenciais, complementada com o tempo equivalente em trabalho autónomo.
Propõem-se estratégias diferenciadas de ensino-aprendizagem assentes em percursos de trabalho que partam daquilo que os alunos já saibam realizar nas produções escritas de modo a exemplificar-se, com algumas atividades propostas, o papel que se espera que os formandos venham a desempenhar no aperfeiçoamento compartilhado dos textos dos alunos no progressivo planeamento da escrita e no estabelecimento de circuitos funcionais de comunicação por escrito.

São conteúdos da ação:
– Desenvolvimento da escrita e da leitura
– A produção da escrita pelos alunos
– Da produção da escrita livre à revisão e aperfeiçoamento dos textos produzidos
– Análise de textos produzidos por crianças
– Da organização da informação à produção do texto
– Do aperfeiçoamento dos textos ao estabelecimento de circuitos de comunicação em suporte papel e on-line.

A avaliação processa-se a partir da análise de um portefólio individual, complementada pela informação recolhida através do processo de avaliação contínua e cooperada realizado ao longo das sessões presenciais da oficina de formação.