Pretende-se desenvolver um trabalho de formação permanente com vista a aprofundar e desenvolver o modelo do MEM.
- Produzem-se estudos e ensaios, constroem-se instrumentos de organização do trabalho e de apoio à educação através de avaliação e planificação das suas práticas de intervenção escolar (função técnico-pedagógica);
- constroem-se e partilham-se instrumentos de trabalho pedagógico (função instrumental);
- promove-se a reflexão e o aprofundamento teórico das práticas à luz dos contributos das Ciências da Educação (função científica).
São constituídos por grupos de 7 a 15 formandos, sócios do MEM, com práticas sustentadas e com interesse em aprofundar essas práticas, ao longo de 25 horas presenciais e 50 de trabalho autónomo.
Tendo em vista a análise das práticas educativas e o aprofundamento teórico consideram-se os seguintes domínios:
- as componentes estruturais do modelo (circuitos de comunicação; estruturas de cooperação;
- participação democrática directa na gestão da ação educativa);
- a aplicação do modelo pedagógico do MEM à gestão do currículo oficial;
- as formas de organização e gestão cooperadas do currículo e da sala de aula;
- o desenvolvimento da ação educativa (rotinas pedagógicas, planeamento, distribuição das actividades, avaliação cooperada);
- o clima social da formação democrática e os princípios estratégicos da intervenção educativa;
- a intervenção na comunidade e a intervenção com as famílias e as instituições locais;
- o trabalho de equipa entre os profissionais na escola;
- a construção cooperada dos projetos educativos nas escolas;
- a função de regulação cooperada dos projetos no âmbito dos grupos cooperativos e do Conselho de Formação Cooperada nos Núcleos Regionais;
- a comunicação e divulgação dos produtos decorrentes da ação de formação/investigação.