O Modelo Pedagógico do MEM

– NIZA, S. (2005) A Educação vista como uma estrutura democrática participada. Página da Educação, www.apagina.pt.
– NIZA, S. (1998) O Modelo Curricular de Educação Pré-escolar da Escola Moderna Portuguesa, Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto:Porto Editora, pag 137-159,
– NIZA, S. (1998) A Organização Social do Trabalho de Aprendizagem no 1ºCiclo do Ensino Básico, inovação, 11, nº1, pp.77-98.
– NIZA, S. (2007). As práticas pedagógicas contra a exclusão escolar no Movimento da Escola Moderna. In Actas do 9ºCongresso de Ciências da Educação- Universidade da Madeira. Porto: SPCE.
– FOLQUE, Assunção (1999), A influência de Vigotsky no modelo curricular do Movimento da Escola Moderna para a educação pré-escolar. Escola Moderna, Nº5, 5ºSérie, pp 05-12
– BELCHIOR, Margarida (1999), Educação Multicultural e Construção de Sociedades Democráticas. Escola Moderna, Nº6, 5ºSérie, pp 21-31
– PEÇAS, Américo (1999), Uma cultura para o trabalho de projecto. Escola Moderna, Nº6, 5ºSérie, pp 56-61
– NIZA, S. (2004), A escola e o poder discriminatório da escrita. In A Língua Portuguesa presente e futuro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian