NOTÍCIAS 2022-2023

Resumo

O presente livro decorre de um trabalho de doutoramento em que se realizou um follow up sobre um Projeto de Investigação-formação ocorrido no seio do Movimento da Escola Moderna (MEM). O principal objetivo desse trabalho centrou-se na compreensão de como é que a escrita profissional se integrou no referido Projeto e constituiu uma experiência significativa para o desenvolvimento profissional de seis professores do 1º CEB, no âmbito de uma comunidade de prática, já estabelecida, o MEM. Para tal, para além da análise interpretativa ao processo organizativo e à dimensão investigativa do Projeto, foram também analisados os diários profissionais e os ensaios produzidos pelos participantes, e publicados na revista Escola Moderna.

Prefácio da autoria de Rui Trindade

“Estamos perante uma obra que nos propõe um projeto ousado, o de refletir sobre a possibilidade de os professores se afirmarem como profissionais da educação, a partir do modo como se envolvem em comunidades que utilizam a escrita como instrumento de reflexão colegial sobre as vicissitudes, os desafios e as respostas que vão valorizando e construindo.”

Sobre o autor

Luís Mestre é professor do 1º CEB, integra o Movimento da Escola Moderna, onde participa ativamente na investigação e no trabalho de desenvolvimento pedagógico em cooperação. É mestre e doutor em Educação na especialidade de Formação de Professores e Supervisão, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Ler mais…