45.º CONGRESSO MEM
18, 19 e 20 de julho 2024
Anunciamos o nosso Congresso, em Lisboa!
Três dias de formação em que continuamos a aprofundar as questões fundamentais da educação.
![](https://www.escolamoderna.pt/wp-content/uploads/2024/07/MEM-Congresso-2024-2-1.jpg)
INSCRIÇÕES – Poderá, ainda, realizar a inscrição, presencialmente, nos dias do Congresso.
PROGRAMA – Aqui
RESUMO DAS COMUNICAÇÕES (só para sócios) (até 24 de junho)
Informações/Preçário – Aqui
Como chegar – Transportes – Aqui
Alojamentos – Aqui
Restaurantes – Aqui
Contamos convosco!
OUTRAS NOTÍCIAS
![](https://www.escolamoderna.pt/wp-content/uploads/2023/07/LivroLMestre-1.jpeg)
Resumo
O presente livro decorre de um trabalho de doutoramento em que se realizou um follow up sobre um Projeto de Investigação-formação ocorrido no seio do Movimento da Escola Moderna (MEM). O principal objetivo desse trabalho centrou-se na compreensão de como é que a escrita profissional se integrou no referido Projeto e constituiu uma experiência significativa para o desenvolvimento profissional de seis professores do 1º CEB, no âmbito de uma comunidade de prática, já estabelecida, o MEM. Para tal, para além da análise interpretativa ao processo organizativo e à dimensão investigativa do Projeto, foram também analisados os diários profissionais e os ensaios produzidos pelos participantes, e publicados na revista Escola Moderna.
Prefácio da autoria de Rui Trindade
“Estamos perante uma obra que nos propõe um projeto ousado, o de refletir sobre a possibilidade de os professores se afirmarem como profissionais da educação, a partir do modo como se envolvem em comunidades que utilizam a escrita como instrumento de reflexão colegial sobre as vicissitudes, os desafios e as respostas que vão valorizando e construindo.”
Sobre o autor
![](https://www.escolamoderna.pt/wp-content/uploads/2023/07/FotoLMestre-1.jpg)
Luís Mestre é professor do 1º CEB, integra o Movimento da Escola Moderna, onde participa ativamente na investigação e no trabalho de desenvolvimento pedagógico em cooperação. É mestre e doutor em Educação na especialidade de Formação de Professores e Supervisão, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.